Cidade
Buscar por
Não encontrou o que procura? Atualizar meu cadastro
  • Editora Jornal de Beltrão S/A
  • Yes Telefonia e segurança
  • Autopol
  • Digibel

Projeto Suasa fortalece agroindústrias familiares

08/03/2013 | por Jornal de Beltrão


Membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Unicafes Paraná debateram programas; ao fundo, o presidente da Unicafes, Luiz Possamai.

 

Uma das principais atividades desenvolvidas pela agricultura familiar no Estado do Paraná são os pequenos empreendimentos solidários, responsáveis pelo beneficiamento, processamento e transformação de produtos agropecuários in natura.

A Unicafes Paraná, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vem desenvolvendo um projeto que visa o fortalecimento das agroindústrias por meio da qualificação da mão de obra e do planejamento da gestão e produção dos empreendimentos pertencentes aos municípios da área de abrangência da Unicafes PR.

O objetivo principal é a certificação e qualidade higiênica sanitária dos produtos através da adesão ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), novo sistema de inspeção implantando pelo Governo Federal em 2006 que permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, além de facilitar a comercialização dos produtos industrializados localmente em todo o território brasileiro. O projeto contempla ações de identificação, regularização da inspeção municipal, oficinas de mobilização e capacitação do poder publico e dos agricultores familiares nas questões higiênico sanitárias.

 

Resultados já obtidos

Nos dias 25 a 27 de fevereiro, a equipe técnica da Unicafes e do MDA esteve visitando algumas agroindústrias beneficiadas com o projeto. A pesquisa apontou o município de Guaraniaçu com maior número de agroindústrias (57), seguida de Francisco Beltrão (28).

No dia 26, a equipe de projetos da Unicafes juntamente com o presidente, Luiz Ademir Possamai, realizou uma reunião com representantes da empresa ganhadora da licitação, a Equipe de Técnicos Agroecológicos da Fronteira LTDA.

A reunião tratou de avaliar a execução da primeira etapa, realizada em 2011, quando foram mapeados e diagnosticados 254 agroindústrias, em vinte municípios destas regiões. Na oportunidade foram coletados dados dos municípios, tipos de produtos industrializados, certificação dos produtos e estruturas física e profissional.

Segundo informações da equipe de projetos, no total já foram mapeados 757 empreendimentos em 110 municípios do Estado, onde a Unicafes PR possui atuação direta.

Destes, foram identificadas 16 categorias de produtos, sendo a cana-de-açúcar presente em praticamente todas as agroindústrias visitadas, número este que deve sofrer alterações em virtude da grande rotatividade do mercado.

 

Ações de mobilização

Debates de sensibilização e mobilização para adesão ao novo sistema deverão ocorrer ainda este ano com os municípios e as agroindústrias.

Segundo Luiz Possamai, as autoridades locais e regionais ainda não estão cientes da importância do Suasa para o desenvolvimento local.

O presidente cita o exemplo do município de Cascavel que já aderiu ao novo sistema, permitindo que os produtos sejam comercializados em todo o território nacional, resultando na maior produtividade e consequentemente geração de renda, tanto para o agricultor familiar quanto para o município. “Isso tudo traz mais segurança e confiança na qualidade do produto ao consumidor”, destaca o presidente.

 

Sobre o Suasa

O Suasa foi regulamentado em 2006, por meio do Decreto nº 5.741, e a sua finalidade é garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços agropecuários e a oferta de produtos agropecuários seguros e em conformidade com os padrões mundiais de segurança. Até o momento, cinco estados brasileiros aderiram ao Suasa (Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia) e já têm suas produções certificadas dentro de um sistema com padrões de excelência.

 

Aderir

Para aderir ao Suasa, os municípios têm duas formas: individual, onde cada município solicita sua adesão; ou coletiva, por meio de consórcio de municípios, quando a estrutura do serviço (equipe técnica de inspeção, veículo, computador, telefone e sala) pode ser a mesma para todos que fazem parte do consórcio e os custos podem ser divididos. Os municípios que optarem pelo consórcio devem primeiro criar o seu Serviço de Inspeção por meio de lei municipal e de regulamento, para depois estruturar e executar o serviço em conjunto.

Outras notícias

  • 29/07/2014 | por Jornal de Beltrão Após despejo, famílias foram levadas para ginásio municipal Praça dos Arcos Em ação realizada ontem, 25, por volta das 6h da manhã, com presença de 50 policiais militares e oficiais de justiça, foi cumprida a ordem de despejo emitida pela Comarca de Ampere, que determinava que sete famílias deixassem moradias ocupadas irregularmente ...
  • 29/07/2014 | por Jornal de Beltrão MPT-PR entra na justiça contra empresa em Pato Branco O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) em Pato Branco ajuizou, em julho deste ano, Ação Civil Pública com pedido de antecipação de tutela em face de empresa de plásticos, que, atualmente, mudou de nome e se instalou em Palmeira. A ação foi ajui...
  • 29/07/2014 | por Jornal de Beltrão Nilton de Almeida já recebeu alta; até ontem, suspeito não havia sido encontrado   Nos pilares da casa, ficaram a marca dos três tiros que não acertaram Tega.    O suplente de vereador Nilton de Almeida (PSDB), o Tega, sofreu uma tentativa de homicídio por volta das 17h15 da última quinta-feira, 24. O atentado aconteceu ...
  • 29/07/2014 | por Jornal de Beltrão Festa da Partilha comemora o Dia do Colono   Os agricultores ofereceram uma grande diversidade de pratos para os convidados.    Muita comida boa na 24ª Festa da Partilha. O evento, tradicionalmente, acontece no dia do colono (25 de julho) e é um momento onde os agricultores oferecem ...
  • 29/07/2014 | por Jornal de Beltrão Empresários de Salto na Convenção da Cacispar   Luciane Vieira, Maria Gorete da Silva Gasperin, Adriano Toscan, Roberto M. Maria e Suellen Warmling, diretores da Aceslo que estiverm na convenção.   Diretores da Associação Comercial e Empresarial de Salto do Lontra (Aceslo) e Conselho da Mul...
Mais notícias
  • Digibel

Editora Jornal de Beltrão S/A Copyright ©2011    Desenvolvimento: CEICOM