Cidade
Buscar por
Não encontrou o que procura? Atualizar meu cadastro
  • CRISTAL executive HOTEL
  • Léofer
  • Aline Krupkoski

Avança projeto que regulamenta o vinho colonial

31/05/2013 | por Jornal de Beltrão

Relevante para a agricultura familiar e, sem dúvida, com função estratégica na economia do Sudoeste do Paraná, e em especial de Salgado Filho, a regulamentação da produção do vinho colonial avança na Câmara dos Deputados.

Nas próximas semanas deve ser votado o parecer do relator, deputado Alceu Moreira, aos projetos de lei n. 2.693, de 2011, do senhor Pepe Vargas, e ao PL n. 3.183, de 2012, do senhor Ônix Lorenzoni, a ele apensado.

As propostas visam conferir segurança jurídica aos produtores rurais. No art. 1º do texto apresentado pelo relator e que será apreciado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, está definido que o vinho colonial é a bebida "elaborada de acordo com as características culturais, históricas e sociais da vitivinicultura".

Deve ele ser produzido com o mínimo de "70% de uvas colhidas no imóvel rural do agricultor familiar e na quantidade máxima de vinte mil litros anuais". A elaboração, padronização e envasilhamento devem ser efetuadas na propriedade familiar, "adotando-se os preceitos das Boas Práticas de Fabricação e sob a supervisão de responsável técnico habilitado".

Por meio de modificação promovida por emenda que apresentei ao texto, restou definido que a comercialização do produto "deverá ser realizada diretamente ao consumidor final, na sede do imóvel rural onde foi produzido, em estabelecimento mantido por associação ou cooperativa de produtores rurais ou em feiras da agricultura familiar".

No rótulo deverá constar a denominação, de acordo com escolha do produtor, de "vinho produzido por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural", "vinho colonial" ou "produto colonial". Também deve constar a indicação do produtor, com seu endereço e seu número de DAP  (Declaração de Aptidão ao Pronaf). A regulamentação futura da lei pode exigir outras informações.

Para se transformar em lei, a matéria precisa ainda tramitar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, e depois no Senado Federal.

Ainda há tempo para aprimorar a proposta na Comissão de Agricultura da Câmara. Se você se interessa pelo assunto e possui sugestões de modificação ou acréscimo, entre em contrato com o nosso gabinete em Brasília por meio do e-mail leticia.gobbi@camara.leg.br.

 

Outras notícias

  • 08/02/2016 | por Jornal de Beltrão DV: Conselho Tutelar e entidades de segurança se reúnem com blocos; Carnaval já começou   Claudinei Fragozo, presidente do Conselho Tutelar e Lucélia Almeida Rocha, presidente do CMDCA, comandaram a reunião. Foto: Alexandre Bággio/JdeB    Na manhã de sexta-feira, 5, o Conselho Tutelar, em parceria com diversas entidades de ap...
  • 08/02/2016 | por Jornal de Beltrão DV: Atendimento da Prefeitura tem alterações no Carnaval Na próxima segunda-feira, 7, e terça-­feira, 8, não terá expediente na Prefeitura de Dois Vizinhos. Na quarta-feira, 9, o começa às 13h30m. Na Secretaria de Saúde também não haverá atendimento. As urgências serão atendidas pelos Hospitais de Plantão: sábado, ...
  • 08/02/2016 | por Jornal de Beltrão Prefeita Lindamir entrega novos uniformes para agentes comunitários de saúde   Prefeita junto com parte da equipe da Saúde do município. Foto: Assessoria.   A prefeita de Capanema, Lindamir Denardin(PSDB), participou dia 29, na Câmara de Vereadores, de uma reunião com a equipe de agentes comunitários de saúde (ACS)....
  • 06/02/2016 | por Jornal de Beltrão Ações de combate contra a dengue em Marmeleiro Amanhã será realizada a Hora H, com entrega de panfletos contendo um check list para eliminação dos focos do Aedes aegypti para a população de Marmeleiro. A partir do dia 10 de fevereiro será iniciado um trabalho de intensificação das visitas, com entrega de ...
  • 06/02/2016 | por Jornal de Beltrão Comissão Central define data da Expopato Terça-feira, dia 2, no gabinete municipal, aconteceu a primeira reunião da Comissão Central Organizadora (CCO) da 17ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Pato Branco - Expopato 2016. Na ocasião, ficou definida a data de realização, que será...
Mais notícias

Editora Jornal de Beltrão S/A Copyright ©2011    Desenvolvimento: CEICOM