Cidade
Buscar por
Não encontrou o que procura? Atualizar meu cadastro
  • Autopol
  • Editora Jornal de Beltrão S/A
  • Digibel
  • Yes Telefonia e segurança

Avança projeto que regulamenta o vinho colonial

31/05/2013 | por Jornal de Beltrão

Relevante para a agricultura familiar e, sem dúvida, com função estratégica na economia do Sudoeste do Paraná, e em especial de Salgado Filho, a regulamentação da produção do vinho colonial avança na Câmara dos Deputados.

Nas próximas semanas deve ser votado o parecer do relator, deputado Alceu Moreira, aos projetos de lei n. 2.693, de 2011, do senhor Pepe Vargas, e ao PL n. 3.183, de 2012, do senhor Ônix Lorenzoni, a ele apensado.

As propostas visam conferir segurança jurídica aos produtores rurais. No art. 1º do texto apresentado pelo relator e que será apreciado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, está definido que o vinho colonial é a bebida "elaborada de acordo com as características culturais, históricas e sociais da vitivinicultura".

Deve ele ser produzido com o mínimo de "70% de uvas colhidas no imóvel rural do agricultor familiar e na quantidade máxima de vinte mil litros anuais". A elaboração, padronização e envasilhamento devem ser efetuadas na propriedade familiar, "adotando-se os preceitos das Boas Práticas de Fabricação e sob a supervisão de responsável técnico habilitado".

Por meio de modificação promovida por emenda que apresentei ao texto, restou definido que a comercialização do produto "deverá ser realizada diretamente ao consumidor final, na sede do imóvel rural onde foi produzido, em estabelecimento mantido por associação ou cooperativa de produtores rurais ou em feiras da agricultura familiar".

No rótulo deverá constar a denominação, de acordo com escolha do produtor, de "vinho produzido por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural", "vinho colonial" ou "produto colonial". Também deve constar a indicação do produtor, com seu endereço e seu número de DAP  (Declaração de Aptidão ao Pronaf). A regulamentação futura da lei pode exigir outras informações.

Para se transformar em lei, a matéria precisa ainda tramitar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, e depois no Senado Federal.

Ainda há tempo para aprimorar a proposta na Comissão de Agricultura da Câmara. Se você se interessa pelo assunto e possui sugestões de modificação ou acréscimo, entre em contrato com o nosso gabinete em Brasília por meio do e-mail leticia.gobbi@camara.leg.br.

 

Outras notícias

  • 01/08/2014 | por Jornal de Beltrão Por motivos de saúde, Dr. Francisco Vidal Sampaio deixa o comando da 60ª DRP Dr. Francisco Vidal Sampaio. Desde a última segunda-feira, 28, o Dr. Francisco Robson Vidal Sampaio deixou o comando da 60ª Delegacia Regional de Polícia em Dois Vizinhos para retornar a Foz do Iguaçu, onde reassume o posto na Delegacia do Adolescente...
  • 01/08/2014 | por Jornal de Beltrão Jornalistas da 1ª turma da Fadep comemoram 10 anos de formatura   Os jornalistas se reuniram sábado, 26 de julho, na Associação Cattani, no município de Pato Branco.   No sábado, 26 de julho, os jornalistas da primeira turma da Fadep comemoraram os dez anos de formatura, em encontro na Associação Cattani...
  • 01/08/2014 | por Jornal de Beltrão Rodocrédito promove palestra O consultor financeiro Sergio Cadore ministrou a palestra com o tema "Poupar é só começar". Na noite da última terça-feira 29, a Rodocrédito Cooperativa de Crédito do Transportador de Dois Vizinhos, promoveu uma palestra para seus associados no audit...
  • 01/08/2014 | por Jornal de Beltrão Matilde de Lima Portes procura família em Dois Vizinhos Matilde quando saiu de DV e em foto atual.  Matilde de Lima Portes deixou Dois Vizinhos antes de completar 20 anos de idade, hoje com 53 anos e 33 sem contato nenhum com a família, procura reencontrar os irmãos. O genro Reginaldo Martins entrou em con...
  • 31/07/2014 | por Jornal de Beltrão Marmeleiro: "São Pedro" ajuda e festa de São Cristóvão bate novo recorde de público e consumo   O dia de festa começou com missa com o padre Valter de Jesus Souza; em seguida aconteceu a procissão para a bênção de São Cristóvão.   O dia com tempo perfeito para uma festa no interior foi visto pelo segundo ano consecutivo em Marmeleiro...
Mais notícias
  • METALBEL ALUMINIOS LTDA

Editora Jornal de Beltrão S/A Copyright ©2011    Desenvolvimento: CEICOM